Distrito de SetúbalPolítica

IL Setúbal desafia governo a apoiar propostas da AISET

A Iniciativa Liberal no distrito de Setúbal lançou um desafio ao Governo para aceitar a proposta da Associação Industrial de Setúbal (AISET) para o Plano de Recuperação e Resiliência nas empresas da Península de Setúbal.

O objectivo é que as empresas se possam modernizar, investir na internacionalização e apostar em energia limpa, criando desta forma mais postos de trabalho e gerando riqueza para a região e para o país.

O investimento do Governo seria de 1.2 mil milhões de euros e para a IL, esta seria uma forma de combater «o forte aumento do desemprego que atingirá em cheio o distrito de Setúbal, uma das regiões mais pobres do país, onde o PIB per capita é cerca de metade do PIB per capita da margem norte, na actual crise».

Outra exigência da IL passa pela resolução de «uma injustiça que prejudica gravemente o distrito de Setúbal» e para isso propõem «a criação de uma nova Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS), do Eurostat, na qual se baseia a atribuição de fundos comunitários a nível europeu.

Por estar na mesma NUTS da margem norte, significativamente mais rica, o distrito de Setúbal perde todos os anos cerca 2 mil milhões de euros que podiam ser investidos nas empresas do distrito.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *