PaísSociedade

Igreja: Vaticano enaltece vítimas de abusos sexuais que “deram a voz a décadas de silêncio”

“Portugal deu passos importantes” na abordagem ao problema dos abusos sexuais ocorridos nas igrejas nacionais. Quem o diz é a Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, criada pelo Papa Francisco de forma a acompanhar este tipo de ocorrências.

“Associo-me à Igreja em Portugal nos agradecimentos à Comissão Independente pelo seu importante trabalho que aponta para a necessidade urgente de combater o que quer que seja que fomente o silêncio daqueles que foram atingidos pelo abuso, um silêncio que impede uma prevenção eficaz e a administração da justiça”, indicou em comunicado o cardeal Sean Patrick O’Malley, presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores.

“A Igreja em Portugal deu passos importantes no sentido de abordar esta questão através do trabalho da Comissão Independente”, acrescentou o cardeal, conhecido por travar diversas batalhas contra a pedofilia nas igrejas de Boston.

Sublinhou ainda que a preocupação “deve ser, antes de mais, com as vítimas, cujo direito à justiça e a cuidados adequados tem de ser uma prioridade comum”, O’Malley agradeceu “aos homens e mulheres que deram voz a décadas de silêncio e abriram o caminho para um novo momento na nossa Igreja e na nossa Sociedade”.

“Associamo-nos à expressão do nosso pesar a todos aqueles que foram prejudicados por tal violação da dignidade humana e encorajamos qualquer pessoa que tenha experimentado crimes semelhantes a não hesitar em denunciá-los às autoridades competentes”, afirmou.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *