CulturaPaísTurismo

IGREJA – Marcelo no Panamá para receber anúncio de Jornadas da Juventude em Portugal

Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) começam hoje e prolongam-se até ao próximo domingo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se na sexta-feira ao Panamá a convite do seu homólogo, Juan Carlos Varela.

Segundo um comunicado publicado na página da Presidência da República, Marcelo vai estar no Panamá de 25 a 27 de janeiro.

No próximo domingo, dia 27, o Papa Francisco deverá anunciar se as Jornadas em 2022 se realizam mesmo em Portugal, como foi avançado pela imprensa há algumas semanas.

A organização da XXXIV Jornada Mundial da Juventude conta com a presença de cerca de 200 mil jovens, provenientes de 155 países, durante esta semana no Panamá.

No entanto, o arcebispo panamiano José Domingo Ullo admite que este número possa ser bastante inferior, devido – entre outros factores intrínsecos à Igreja católica – à crise do fluxo migratório que existe na América central e à propria altura do ano em que as JMJ estão a decorrer.

A delegação portuguesa inclui 30 voluntários e seis bispos, entre eles Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

Seguindo uma iniciativa de João Paulo II há mais de 30 anos, as JMJ continuaram a celebrar-se, depois da morte do Papa polaco, com o Papa Bento XVI em Sidney (2008) e em Madrid (2011).

O atual lider da Igreja católica, por sua vez, já presidiu por duas vezes às Jornadas Mundiais da Juventude: uma no Rio de Janeiro em 2013, e outra em Cracóvia, na Polónia, em 2016.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *