EconomiaJustiçaPaísSesimbraSolidariedade

Idoso pede apoio para a compra do gás e causa comoção

Em Portugal, o risco de pobreza entre os mais velhos está na casa dos 17,3% e mesmo recebendo uma pensão, muitos chegam ao fim do mês com dificuldades económicas. Dificuldades essas às quais não sabem fazer frente. Muitos têm de optar por pagar a despesa na farmácia ou pagar as contas ao fim do mês. Esta pobreza, cada vez menos envergonhada, leva a pedidos.

Estes habitualmente são feitos junto da Segurança Social ou associações que apoiam a nível alimentar (como é o caso do Banco Alimentar) mas muitos, em caso de desespero, pedem a porta dos supermercados. Começa a ser cada vez mais habitual ver pessoas pedirem em frente a estes espaços comerciais, mas muitas vezes a necessidade esconde algo mais. Uma nova forma de se ganhar dinheiro rapidamente.

Já relatámos a história de uma senhorae agora os relatos feitos nas redes sociais falam sobre um senhor idoso a pedir dinheiro para comprar gás à porta do Aldi. Um pedido muito específico que deixou muitos desconfiados. A idade e o estado em que este senhor se apresenta (em pleno inverno com as temperaturas a descerem abaixo dos 10 graus) fomenta a sensibilidade de todos.

Cidadão já foi visto em todos os supermercados da Quinta do Conde

Muitas pessoas privaram com este senhor, que também já foi visto no Continente da Quinta do Conde, e o ajudaram monetariamente. Outras ofereceram uma merenda ou a compra direta do gás e a entrega no seu local de residência. Algo que foi prontamente negado. Apenas aceitava dinheiro. Esta pessoa já foi vista nos vários supermercados da Quinta do Conde, sempre a pedir dinheiro para o gás e com o mesmo cartão.

Este é um caso que dura há 2 anos. O Aldi, ao contrário de outros, não permite a compra deste bem cada vez mais essencial e caro (está na casa dos 30 euros). Para além deste fato, a não existência de casas perto deste local fez com que muitas pessoas ficassem desconfiadas da veracidade deste pedido. Uma das pessoas que reportou sobre este caso nas redes sociais lembrou que «quem realmente precisa NÃO VAI para a porta das superfícies comerciais pedir porque tem vergonha».

Outra pessoa disse, em tom irónico, que neste tempo todo já tinha dado para comprar «um camião-cisterna de gás». Necessidade ou negócio? Esta é a pergunta que começa a aparecer nas mentes de todos quando são chamados para ajudar. Existem grupos que usam idosos para pedir. Cada vez há mais pessoas, que anteriormente faziam parte da classe média, a precisarem de toda a ajuda possível.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *