Empresas

Iberdrola junta-se a apicultor setubalense

A empresa espanhola de distribuição de gás natural e energia de cariz elétrico juntou-se à companhia portuguesa «Coolbelha», para um projeto de instalação de colmeias nas suas centrais fotovoltaicas em operação.

A iniciativa pretende a promoção e preservação da biodiversidade e fomento da economia circular. Foram instaladas 30 colmeias nos parques fotovoltaicos de Conde e de Algeruz II, numa ação desenvolvida no âmbito do Plano Ambiental da empresa Iberdrola.

A energética explica que, “previamente, foi feito um estudo de viabilidade com o apicultor para identificação da melhor localização das colmeias, em estreita articulação com a segurança dos equipamentos das centrais e dos trabalhadores de operação e manutenção”.

A empresa refere ainda que “para além de produzirem, as abelhas agem como polinizadores num raio de pelo menos um quilómetro a partir das suas colmeias”, reforçou a companhia.

Esta iniciativa junta-se ao projeto do “pasto solar”, onde foram colocadas 300 ovelhas nos parques fotovoltaicos, num projeto de economia circular que beneficia as áreas da agropecuária e sustentabilidade.

“Este tipo de projetos (apicultura e pastoreio), advém da implementação do Plano Ambiental da Iberdrola, com o compromisso global de mitigação de impacto, promovendo o desenvolvimento local, respeitando os recursos naturais e a biodiversidade e fomentando a economia circular”, explica a energética em comunicado.

A Iberdrola sublinha ainda que “está empenhada em tornar-se num dos principais promotores da energia solar em Portugal”, tendo em agenda um portefólio para desenvolver 2 mil MW fotovoltaicos em diferentes pontos do país nos próximos anos.

A Iberdrola, empresa que controla 5% da EDP, tem as suas raízes no desenvolvimento industrial na Espanha dos primeiros anos do século XX, quando se criou a Hidroelétrica Ibérica. Hoje em dia, a empresa conta com uma média de 31 mil empregados com sede no País Basco, em Bilbau.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *