AtualidadeEmpresas

Iberdrola e BP chegam a acordo para acelerar a infraestrutura de carregamento de Veículos Elétricos e a produção de hidrogénio verde em Espanha e Portugal

O plano inclui a instalação e operação inicial de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e um total de 11. 000 pontos até 2030

A Iberdrola e a BP anunciaram esta quinta-feira, 28 de julho, o seu plano para estabelecer uma aliança estratégica com o objetivo de apoiar a aceleração da transição energética em Espanha, Portugal e Reino Unido.

As empresas pretendem colaborar para expandir significativamente a infraestrutura pública para o carregamento de veículos elétricos, para apoiar a adoção destes, e desenvolver centros de produção de hidrogénio verde em grande escala em Espanha, Portugal e Reino Unido.

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, afirmou: “Com este acordo, pretendemos ajudar a avançar na descarbonização e autossuficiência energética através da eletrificação de dois setores fundamentais da nossa economia, os transportes e a indústria. A dimensão deste desafio requer alianças entre empresas como a Iberdrola e a bp, que têm a tecnologia e conhecimento necessários para ajudar a acelerar o desenvolvimento industrial da Europa e gerar, ao mesmo tempo, bem-estar e novas oportunidades para todos através de energias limpas.”

Bernard Looney, CEO do Grupo bp, afirma que: “O desenvolvimento de soluções energéticas com baixo teor de carbono que os nossos clientes procuram, exige a integração de diferentes tecnologias, capacidades e formas de energia, e podemos consegui-lo mais rapidamente e em maior escala quando trabalhamos em parceria com outras empresas. Temos um grande respeito pela Iberdrola, que tem sido um dos primeiros líderes na transição energética, e estamos muito entusiasmados com o que podemos entregar juntos.”

A Iberdrola e a bp pretendem formar uma joint venture com um plano de investimento de até mil milhões de euros para implementar uma rede de até 11.000 pontos de carregamento público rápido e ultrarrápido em Espanha e Portugal, expandindo significativamente o acesso ao carregamento, quer para automóveis de passageiros, quer para frotas de veículos pesados e carrinhas, acelerando assim a mobilidade elétrica.

O plano inclui a instalação e operação inicial de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e até um total de 11.000 pontos até 2030. Para alcançá-lo, a bp e Iberdrola propõem incluir nesta joint venture os seus atuais e futuros centros de carregamento rápido.

A Iberdrola lidera a infraestrutura pública de carregamento elétrico em Espanha e Portugal com mais de 2.500 pontos de carregamento em funcionamento e outros em desenvolvimento, utilizando energias renováveis para descarbonizar o setor dos transportes.

A bp prevê utilizar parte da sua extensa rede de 1.300 postos de abastecimento em Espanha e Portugal, desta forma, os condutores de veículos elétricos poderão carregar os seus automóveis em localizações seguras, com acesso a serviços adicionais, como lojas de conveniência


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *