Almada

Hospital Garcia de Orta realiza procedimento inovador em gastrenterologia

O Grupo de Patologia Biliopancreática do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Garcia de Orta (HGO) realizou recentemente a primeira hepaticogastrostomia guiada por ecoendoscopia.

Conforme uma nota do Hospital, «este procedimento inovador permite obter sucesso técnico em patologias do trato digestivo, apresentando-se menos invasivo e com menores complicações pós-cirúrgicas que outras abordagens clínicas».

O procedimento é realizado em poucos centros no país, «o que demonstra assim o grau de diferenciação atingido pelo grupo de Biliopancreática do HGO».  

A primeira hepaticogastrostomia guiada por ecoendoscopia «foi efetuada com sucesso técnico e sem intercorrências, a um doente jovem com um adenocarcinoma (ADC) do cólon metastizado, com obstrução da via biliar.

Neste contexto, o doente foi submetido a esta nova técnica que consistiu na colocação de uma prótese permanente entre o estômago e o lobo hepático esquerdo.»

A realização deste exame complementar de diagnóstico e terapêutico diferenciado enquadra-se na política inovadora do grupo de Patologia Biliopancreática do HGO, no seguimento do investimento aplicado na renovação da nova sala de angiografia (sala 7).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *