AlmadaAtualidade

Hospital Garcia de Orta com dois novos CRI para aumentar capacidade de resposta

O Serviço de Medicina Nuclear e o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Garcia de Orta (HGO) constituíram-se no passado dia 1 de julho, como Centros de Responsabilidade Integrada (CRI), permitindo aumentar a sua capacidade de resposta, através da realização de um maior número de atos clínicos, bem como da diferenciação de procedimentos clínicos no SNS.

«O acesso aos cuidados de saúde e a centralidade no utente têm sido desde sempre prioridades para o HGO. É por isso com grande satisfação que constituímos os Centros de Responsabilidade Integrada de Otorrinolaringologia e de Medicina Nuclear, pois estamos certos de que vão contribuir para alcançar estes objetivos”, afirma Luís Amaro, presidente do Conselho de Administração do HGO.

A constituição do CRI, em termos de instrumento de inovação na gestão, «enquadra-se numa estratégia de melhoria do acesso que tem vindo a ser prosseguida desde 2019, na área acesso à primeira consulta, mas também na área cirúrgica, dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica e cuidados de Saúde Mental», sublinha Sofia Ferreira, Vogal do Conselho de Administração e responsável pela área do Acesso.

A constituição dos dois novos CRI juntam-se ao CRI de Dermatologia e ao de CRI de Oftalmologia elevando para quatro, o número de Centros de Responsabilidade Integrada do HGO.

O CRI de Medicina Nuclear (MN) é composto por uma equipa multidisciplinar de 35 profissionais (8 médicos, 11 TSDT, 4 enfermeiros, 4 técnicos superiores, 5 assistentes operacionais e 3 assistentes técnicos).

Ao longo dos próximos três anos, o CRI de MN pretende implementar novas terapêuticas, entre as quais para o tratamento de tumores neuroendócrinos gastro-entero-pancreáticos, bem como novos exames maioritariamente de PET/CT.

Na área da Neurologia Nuclear, será implementado o apoio de diagnóstico às Perturbações Cognitivas / Demências.

Já o CRI de Otorrinolaringologia (ORL) é composto por 59 profissionais (18 médicos, 19 enfermeiros, 5 TSDT, 14 assistentes operacionais e 3 assistentes técnicos), o CRI de Otorrinolaringologia (ORL) vai promover o desenvolvimento de um modelo assistencial dinâmico e eficaz que permite responder com eficiência às necessidades e expectativas de acessibilidade dos cidadãos.

Com a constituição do CRI de ORL, prevê-se um incremento da realização de exames complementares de diagnóstico e terapêuticos de cerca de 10% relativamente ao ano de 2020, e um crescimento de 35% em 2022.

O incremento preconizado permitirá diminuir os atrasos no agendamento e marcação informatizada dos exames, bem como aumentar a capacidade de resposta.

Um Centro de Responsabilidade Integrada é uma estrutura orgânica de gestão intermédia dependente do Conselho de Administração que visa potenciar os resultados da prestação de cuidados de saúde, aumentando a acessibilidade dos utentes, qualidade dos serviços prestados, aumentando a produtividade dos recursos, contribuindo, para uma maior eficácia e eficiência, através de formas de organização flexíveis, orientada para dar respostas céleres e de qualidade às necessidades dos utentes.

Fonte: HGO


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *