AtualidadeDistrito de Setúbal

Hospital de Setúbal em risco com falta de camas, espaço e médicos

Os problemas com que se debate o Hospital de Setúbal são há muito conhecidos, os diretores de serviço e a Ordem dos Médicos denunciam algumas situações que mostram as suas fragilidades, nomeadamente, o serviço de oncologia que, dos seis médicos colocados perdeu cinco, a obstetrícia que funciona com menos 13 especialistas do que há necessidade, a falta de camas nos cuidados intensivos e as instalações que precisam de crescer face à procura.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, revela o risco do hospital “perder várias especialidades” médicas, sem o investimento expectável, já que o financiamento do hospital São Bernardo é “pago abaixo dos serviços que proporciona”.

A espaço também se depara com  “a necessidade de ampliar” as instalações, de modo, a” acolher a integração da ortopedia que é suportada pelo Hospital do Outão”. “Mas, se essa integração ocorrer sem reorganização dos espaços já carenciados, os problemas podem vir a ser ainda maiores”, apontam os diretores de serviço na carta que hoje foi apresentada, a par das dificuldades do serviço de urgência e da falta de condições atrativas para os atuais e novos profissionais”.

A renovação dos médicos é outro dos problemas, dada a faixa etária dos clínicos próxima da idade da reforma ou a falta de médicos, como por exemplo, a especialidade de anatomia patológica, serviço que tem uma única médica de 60 anos, a ginecologia/obstetrícia tem dez especialistas, alguns em regime parcial, quando tem necessidade de 23 médicos a tempo inteiro, e na oncologia que perdeu cinco dos seis médicos em um ano e meio.

“A médio prazo, prevê-se ainda o agravamento da carência de médicos, uma vez que a média etária dos médicos especialistas do serviço é elevada, dado que oito têm entre 56 e 66 anos de idade”, calcula a Ordem dos Médicos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *