Distrito de LisboaSaúde

Hospital de Santa Maria recorre à inteligência artificial para diagnosticar glaucoma em segundos

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, recorreu à inteligência artificial de forma a diagnosticar glaucoma em apenas alguns segundos. Trata-se de uma doença ocular que causa cegueira irreversível.

Através de um comunicado, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que agrega o Hospital de Santa Maria, sublinhou que é “pioneiro na utilização de inteligência artificial para rastreio de glaucoma”, e espera “eliminar a lista de espera” dos doentes.

O rastreio feito através desta tecnologia está a ser utilizado desde novembro no serviço de oftalmologia do hospital, mas ainda no decorrer do primeiro semestre deste ano será também implementado num centro de saúde de Lisboa, no quadro de um estudo-piloto, disse à Lusa o oftalmologista Luís Abegão Pinto, que coordena a consulta de glaucoma em Santa Maria.

Com esta nova ‘fórmula’, apenas é necessário tirar uma fotografia aos olhos do paciente e em apenas alguns segundos o programa de inteligência artificial dá o diagnóstico da, permitindo evitar a duração dos exames convencionais que demoram cerca de uma hora.

“Com o circuito de exames habitual só conseguíamos ver oito doentes por dia, num processo que ocupava três ortoptistas, exames que depois ainda tinham de ser analisados por um médico”, afirmou o oftalmologista.

De acordo com Segundo Luís Abegão Pinto, este método foi “treinado” para reconhecer a doença a partir de dados recolhidos entre 5.000 a 6.000 casos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *