Saúde

Hospitais de Lisboa fecham urgências de ginecologia e obstetrícia à vez ao fim-de-semana

Pelo menos até ao final de Março 2023, será assim, os hospitais da Região de Lisboa fecham os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia à vez.

A decisão ainda pode vir a sofrer alguns ajustes, mas a solução encontrada pelo Ministério da Saúde passa por um reforço do trabalho em rede, com a cooperação e partilha de recursos em seis hospitais da Grande Lisboa: Hospital Santa Maria, Maternidade Alfredo da Costa, Hospital São Francisco Xavier, Hospital Fernando Fonseca (Amadora/Sintra), Hospital de Vila Franca de Xira e Hospital Beatriz Ângelo (Loures).

O serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia de um destes hospitais vai estar fechado aos fins-de-semana, de forma rotativa.

Já no próximo fim-de-semana de Natal, o bloco de partos do Hospital de Vila Franca de Xira estará encerrado no dia 23 (das 8h às 20h). A partir desta hora e até às 8h de segunda-feira, dia 26 de Dezembro, fecha também o serviço de urgências de obstetrícia e ginecologia.

O mesmo cenário repete-se no fim-de-semana de Ano Novo, mas, nessa altura, será a vez do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. Ou seja, o bloco de partos estará fechado ao exterior das 8h às 20h de sexta-feira, dia 30. Entre as 20h de sexta-feira e as 8h de segunda-feira, dia 2 de Janeiro, não haverá também serviço de urgências destas especialidades.

A partir de 6 de Janeiro, a solução estende-se aos Centros Hospitalares de Lisboa Norte, Central, Ocidental e ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que vão fechar as urgências de ginecologia e obstetrícia aos fins-de-semana, um hospital de cada vez e de forma rotativa.

No primeiro fim-de-semana, de 6 a 9 de Janeiro, será a vez do Santa Maria. No fim-de-semana seguinte, a Maternidade Alfredo da Costa. No terceiro, o São Francisco Xavier e no quarto fim-de-semana, é o Amadora-Sintra que não terá esta urgência especializada. A sequência repete-se sucessivamente no primeiro trimestre de 2023.

Em simultâneo, o mesmo esquema aplica-se aos hospitais de Loures e Vila Franca de Xira, que rodam aos fins-de-semana no encerramento destas urgências. A deliberação, de 19 de Dezembro, determina que seja feita uma avaliação mensal a este plano, que pode estender-se a todo o ano que vem.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *