Hortas urbanas vão ajudar saúde mental e deficiência no Seixal

A Câmara Municipal do Seixal vai realizar protocolos de colaboração com o Hospital Garcia de Orta, a Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada e o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, com o objectivo de utilizar resposta de Horticultura Terapêutica da Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal para benefício dos seus utentes.
O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou os protocolos na reunião pública realizada esta quarta-feira.
O objetivo é que os futuros beneficiários consigam criar rotinas diárias saudáveis e que, dessa forma, conquistem ferramentas que lhes permitam uma melhor integração na sociedade.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que «estas atividades visam a melhoria do bem-estar físico e psicológico destas pessoas, através do contato com os ciclos naturais, da informação quanto à proveniência dos alimentos e da sensibilização para a importância de uma alimentação saudável e sustentável».
A rede de hortas comunitárias no Seixal disponibiliza parcelas de terreno para o cultivo de hortas de várias tipologias (social, recreativa, pedagógica e terapêutica), cujos objetivos passam por fomentar estilos de vida sustentáveis, melhorar a qualidade de vida dos munícipes, promover a qualidade ambiental, apoiar a população mais carenciada, contribuir para a educação e sensibilização nas esferas da sustentabilidade e da saúde e, ainda, contribuir para o bem-estar físico, psicológico e social dos utentes.
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito