AtualidadeCrimePaís

Homem vendeu mais de 100 cartas de condução falsas, entre outros documentos

Um homem suspeito de ter vendido mais de 100 cartas de condução foi capturado e detido esta quarta-feira. Alguns dos clientes a quem forjou os documentos falsos também foram intervencionados pelas forças de autoridade.

De acordo com a notícia avançada pelo Público, o suspeito “fazia crer aos adquirentes que utilizava contactos no Instituto da Mobilidade e dos Transportes para registar tais cartas no sistema informático como se fossem verdadeiras”, detalha uma nota informativa do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), organismo responsável pelo inquérito.

O suspeito está indiciado por cometer 32 crimes de falsificação de documentos agravada, 14 crimes de tráfico de influência, 12 de burla qualificada e três de condução ilegal.

Ainda de acordo com o DCIAP, o indivíduo fez-se passar por um agente do SEF, para ter maior facilidade em auxiliar os recém estrangeiros a obter a documentação falsa, a troco de dinheiro. “Indicia-se ainda que este arguido anunciava também ter contatos no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que lhe permitiam auxiliar estrangeiros a legalizarem a sua situação em território nacional, recebendo, em contrapartida, pagamentos em dinheiro”.

O suspeito foi detido esta madrugada numa operação que envolveu mais de 100 operacionais, gerida pela diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da Polícia Judiciária, sendo apoiados também por agentes da GNR, PSP e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

A operação ainda não foi declarada concluída. Vários suspeitos de terem adquirido os documentos falsos ainda não foram capturados. Suspeitos estes que na sua maioria compravam cartas de condução falsas por um valor que chegava até aos 1500 euros. No entanto, além destes documentos, o suspeito chegou a forjar cartões de cidadão e certificados de residência, porém, em menor escala.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *