Cantinho da BicharadaDistrito de SantarémPaís

Homem filmado a agredir cão demitiu-se dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha

Chama-se Márcio e foi filmado por elementos do IRA – Intervenção e Resgate Animal a bater num cão com um ferro, após denúncias de maus-tratos que a associação recebeu, conforme o Diário do Distrito noticiou.

Na posse das provas, o IRA conseguiu com as autoridades que lhe fossem retirados todos os animais, agora entregues ao CROA de Torres Novas, para avaliação pelos médicos veterinários e elaborados os respectivos relatórios de perícia.

Este homem, que ao IRA e às autoridades se apresentou como desempregado, era operacional nos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha que, em comunicado emitido pela Associação Humanitária e assinado pelo Comandante da Corporação, descartou qualquer conhecimento da situação e repudiou tais actos.

Informou ainda a entidade que «o bombeiro voluntário, sem qualquer contrato de trabalho, solicitou de forma voluntária a exoneração do seu cargo e função, com efeitos imediatos».

A corporação espera ainda que «os tribunais sejam exemplares na aplicação da Justiça, dentro da máxima ‘dura lex, sed lex’, (a lei é dura, mas é lei), e a comunidade respeite os Direitos Fundamentais do Homem, da Mulher e dos Animais».

Os cinco animais foram cedidos ao IRA, que os irá recolher após a elaboração de relatórios de perícia, e alojados em famílias de acolhimento que a instituição procura agora.

São eles. Thor – Labrador que aparece nos vídeos a ser espancado; Snoopy – SRD com cerca de 15 anos que, segundo testemunhas, também era agredido; Luna – Cruzada de pitbull e progenitora do Xuak (cachorro com apenas alguns dias, subnutrido) e que irá precisar de cirurgia devido a uma piometra, utilizada para reprodução; e ainda Kyra – Amstaff mal nutrida, utilizada para reprodução.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *