EconomiaPaís

Hipermercados com pré-aviso de greve a 1 de maio

Os trabalhadores da grande distribuição, onde estão incluídos os do Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço, emitiram um pré-aviso de greve para o 1.º de Maio, Dia do Trabalhador.

Com este protesto, exigem o encerramento dos hipermercados aos domingos e feriados, assim como aumentos salariais.

De acordo com o comunicado do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), os trabalhadores do setor exigem às empresas e à Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição  a revisão do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT), cuja negociação se prolonga há 31 meses.

O CESP destaca, no comunicado, que “têm greve específica os trabalhadores do Auchan [que detém a marca Jumbo], do Pingo Doce/Jerónimo Martins, da Sonae, da Dia/Minipreço para exigir a resposta aos cadernos reivindicativos apresentados para 2019 e a negociação do CCT”.

O CESP diz ainda que “denuncia os comportamentos que as empresas de distribuição já estão a ter, uma vez mais, de pressão e tentativa de intimidação dos trabalhadores”.

O sindicato lembra ainda a intervenção do bispo do Porto sobre este assunto. Na missa do domingo de Páscoa, Manuel Linda defendeu o encerramento dos comércios ao domingo para que os trabalhadores dediquem esse dia às famílias.

O CESP exige também o aumento os salários para os 600 euros, ter possibilidade de articular a vida profissional com a vida pessoal e familiar e ter um trabalho seguro e com direitos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *