Mundo

Hindus celebram hoje Festival das Luzes com novas regras devido ao covid19

Uma das principais festas religiosas da India, o Diwali ou Festival das Luzes, é festejado uma vez ao ano e celebra, entre outras histórias, a destruição de Narakasura por Sri Krishna, ou seja, a destruição das forças do mal, mas envolve também histórias do Hinduísmo, principalmente relacionados a Vishnu.

O Festival das Luzes costuma ser celebrado em outubro ou novembro, porque se trata de uma festividade móvel, assinala um «novo ano» e mobiliza milhões de indianos, além de turistas interessado em acompanhar uma das principais festividades religiosas do mundo, ligado ao hinduísmo, sikhismo, budismo e jainismo.

Este ano, a celebração inicia-se este sábado, no entanto devido à pandemia de covid19 e às regras de confinamento, as celebrações estão a ser feitas apenas em família, sem as habituais visitas e rezas nos templos, que este ano terão emissão através da internet.

Neste feriado é habitual a troca de doces entre familiares e amigos, as visitas a casas e celebrações nas ruas, mas tudo isso foi cancelado e foi também proibido o lançamento de foguetes, para evitar o agravamento da poluição.

As festividades acontecem numa altura em que Nova Deli regista mais de 7 mil novos casos por dia de covid19, sendo a Índia o segundo país do mundo com mais infeções e o terceiro com mais mortes pelo novo coronavírus.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *