AlcocheteEmpresasPalmela

Herdade de Rio Frio será ‘centro de excelência de investigação’ da Corticeira Amorim

A Herdade de Rio Frio, um dos maiores terrenos agrícolas do país (2.600 hectares são sobreiros e cerca de 130 são vinha), localizado nos concelhos de Alcochete e Palmela, passou a ser detido na totalidade pela Corticeira Amorim, que pagou 14,6 milhões de euros pelos 50% que estavam ainda nas mãos da Parvalorem (detida pelo Estado português).

A aquisição da sociedade dona da propriedade, que tem 3.600 hectares e está localizada em Alcochete, foi fechada esta semana, no âmbito de um acordo celebrado entre as duas partes há um ano, quando o Grupo Amorim comprou a outra metade do capital da Cold River’s Homestead, sociedade que pertencia ao extinto Banco Português de Negócios (BPN), e detém um conjunto de ativos (bens móveis e imóveis) afetos à exploração agroflorestal.

O negócio do lado da Corticeira Amorim foi feito através da participada Amorim Florestal II, tal como foi comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Corticeira Amorim pretende, com este ativo no âmbito do plano de investimento que tem em curso na área da cortiça, melhorar a produtividade da atividade agroflorestal da Herdade de Rio Frio, designadamente através de adensamentos a implementar neste montado único, com processos já experimentados em outras localizações.

Em comunicado, a empresa adianta que pretende investir mais e que «está disponível para novas parcerias e compras de ativos», relembrando que «tem em curso um Projeto de Intervenção Florestal, o qual tem por objetivo assegurar a manutenção, preservação e valorização das florestas de sobro e desenvolvimento do sobreiro, aumentar as suas produções através de processos e tecnologias inovadores já experimentados noutras zonas».

Por esse motivo, pretende ser «um centro de excelência na investigação do sobreiro e fazer investigação aplicada sobre os impactos da rega, fertilização, nutrição e solo, bem como, através de um programa de melhoramento do sobreiro, sobre a seleção dos sobreiros mais adaptados aos cenários climáticos».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *