Sociedade

Há cada vez mais ricos em Portugal

A Unidade de Grandes Contribuintes (UGC), responsável pela supervisão das maiores fortunas e empresas mais ricas, acompanha este ano cinco vezes mais contribuintes do que em 2014, o primeiro ano completo em que esteve em actividade.

Assim, e no total, há 4923 contribuintes ‘inscritos’ na UGC, sendo 3321 empresas e 1602 cidadãos. Estes contribuintes mais ricos trazem ainda 40% do total da receita fiscal oriunda das empresas sediadas em Portugal, escreve o Jornal de Notícias esta segunda-feira.

Entre os contribuintes individuais, 685 são acompanhados por terem um rendimento anual superior a 750 mil euros. Outros 623 têm relações económicas ou jurídicas com grandes empresas. Há ainda 340 pessoas com património superior a cinco milhões de euros e sete com manifestações de fortuna congruentes com rendimentos altos.

No outro extremo, as regiões do Algarve e de Trás-os-Montes são as que concentram a maior proporção da população mais pobre, segundo um relatório do Gabinete de Estudos do Ministério das Finanças.

Os 10% mais pobres em Portugal têm rendimentos anuais inferiores a 3370 euros. Cerca de 17% dos residentes de Albufeira estão neste grupo, seguindo-se Lagos e Tavira (ambos com 16%) e Lagoa e Valpaços (15%). Se o interior e o Algarve concentram os mais pobres, os mais ricos vivem principalmente em seis concelhos no litoral. 1941 dos portugueses mais ricos vivem em Lisboa, seguindo-se Cascais (510), Porto (413), Oeiras (272), Sintra (155) e Vila Nova de Gaia (120).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *