Mundo

Há 9 anos, Bento XVI anunciava a resignação

A 11 de fevereiro de 2013, durante uma reunião de cardeais no Vaticano, o Papa Bento XVI surpreendeu o mundo pelo anúncio da resignação ao Pontificado.


A partir do dia 28 de fevereiro desse ano, a Sé de Pedro ficaria vacante – sem Papa – abrindo assim caminho para a eleição de um novo Pontífice.


Depois de ouvir o anúncio da renúncia, o cardeal Angelo Sodano disse que a notícia do Santo Padre era como um “trovão num céu sereno”. E um grande relâmpago atingiu, no fim dessa tarde, a cúpula da Basílica de São Pedro.


“Bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos cardeais em 19 de abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h00, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice”, declarou Bento XVI perante os cardeais, num discurso replicado pouco depois nos meios de comunicação.


Em encontros posteriores, Bento XVI disse que a mesma foi para o “bem da Igreja”:
“Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito”, explicou, perante mais de 150 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, para a última audiência geral do seu pontificado.


Como recorda a agência Ecclesia, antes de 2013, o último caso de renúncia tinha sido o do Papa Gregório XII, em 1415.


Bento XVI emérito admitia a possibilidade de renunciar, num livro publicado em 2010, frisando que esse é um direito do Papa e, nalguns casos, mesmo um “dever”.


Segundo o jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, “a reconstrução histórica dos casos em que um pontificado foi interrompido antes da morte do Papa conduz a pouquíssimas figuras e em nenhum caso a uma situação como a que se verificou com a decisão de Bento XVI”.


No seguimento desta decisão, inicou-se o Conclave – reunião de cardeais onde é eleito o Papa – que elevou o argentino Jorge Mario Bergoglio à sucessão de Bento XVI, tomando o nome de Francisco.


Desde então, o Papa Bento vive num mosteiro dentro do Vaticano, sendo assistido pelo seu secretário pessoal e algumas religiosas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *