EducaçãoHistoriaMundoPaísSesimbra

Gruta da Figueira Brava abrigava Neandertais em Sesimbra

A gruta da Figueira Brava, em Sesimbra, era um dos locais onde os Neandertais portugueses se abrigavam. O concelho, devido a esta inserido no Parque Natural da Serra da Arrábida, tem um conjunto de grutas com grande interesse. Algumas delas podem ser visitadas com relativa facilidade. A gruta da Figueira Brava tem 748 metros quadrados e 74 metros de comprimento. Esta gruta, que fica perto do Portinho da Arrábida, era usada pelos Neandertais já há 90 mil anos.

Neste local já foram recolhidos vestígios de um dente e de uma falange de homens do Neandertal. Na altura, o nível do mar estava a 5 metros do que atualmente está e como tal o que hoje conhecemos como Serra da Arrábida não era um local tão escarpado. Para além desta gruta oferecer abrigo, também era onde comiam. Caranguejos vivos, de grandes dimensões, entravam neste local e acabavam por servir como banquete dos nossos antepassados.

Esta gruta foi estudada, pela primeira vez, em 1942. Esta descoberta foi feita por uma equipa de investigadores liderada por Mariana Nabais, do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social e foi publicada na revista Frontiers in Environmental Archaeology.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *