Atualidade

Grupo Parlamentar do PS inicia Roteiro Nacional de Saúde Mental

O Roteiro Nacional de Saúde Mental, promovido pelo Grupo Parlamentar do PS, visa “identificar as valências e as necessidades dos cuidados de saúde nesta área, ouvindo as entidades envolvidas, assim como os profissionais, as pessoas com doença mental e as suas famílias”, avança em nota de imprensa.

 Assim, os deputados do PS vai iniciar um “conjunto de reuniões com os presidentes das cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) e respetivos coordenadores da saúde mental, que culminará com uma audição nacional na Assembleia da República, a realizar no início da próxima sessão legislativa”.

A primeira reunião realiza-se hoje, às 14h30, com o presidente da ARS do Alentejo e a coordenadora regional para a saúde mental, com os deputados do PS eleitos neste círculo eleitoral, bem como os de Beja, Portalegre e as duas deputadas do litoral alentejano eleitas por Setúbal.

A iniciativa surge com base nos números alarmantes relativos às perturbações mentais dos portugueses, constituindo-se assim como um grande desafio da saúde pública da atualidade.

“Um Portugal, as perturbações psiquiátricas têm uma prevalência de 22,9%, colocando o país num preocupante segundo lugar entre os países europeus. A depressão afeta 10% dos portugueses e, em 2017, o suicídio foi responsável por 14.628 anos potenciais de vida perdidos. Já no consumo de antidepressivos, Portugal está em 5º lugar na OCDE, apresentando também números preocupantes no consumo de ansiolíticos”, enumera.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Será que vêm verificar a saúde mental dos autarcas que na margem sul alegam ser PS ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *