AtualidadeMobilidadeSeixal

Greves e avarias transtornam acessos a Lisboa

A greve dos trabalhadores da CP e novos avisos de avarias nos barcos da Transtejo, na ligação Seixal – Cais do Sodré, causaram muitas dores de cabeça para quem teve de viajar até Lisboa na manhã desta segunda-feira.

Este foi o primeiro de quatro dias de greve dos trabalhadores da CP, em que foram suprimidos 143 comboios dos 249 programados entre as 00h00 e as 8h00 desta segunda-feira, ou seja, 57,4% das viagens programadas foram realizadas.

As perturbações não foram maiores porque o Tribunal Arbitral decretou a realização de serviços mínimos nos quatro dias de greve desta semana, de forma a assegurar 25% das operações previstas.

A CP – Comboios de Portugal indica que estavam programados 72 comboios regionais e inter-regionais, tendo sido suprimidos 39 e realizados 33. Quanto aos urbanos de Lisboa, estavam previstos 113, foram suprimidos 74 e efectuados 39, e nos urbanos do Porto, estavam programados para aquele período 52, foram realizados 29 e suprimidos 23.

No que diz respeito aos comboios de longo curso, estavam previstos 12, foram suprimidos sete e realizados 5 dos previstos.

A greve afecta também as ligações da Fertagus, que deixou um aviso nas redes sociais com a actualização de informação sobre os Serviços Mínimos decretados.

Em declarações à Lusa, ao início da manhã, José Caetano do Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários, das Infra-estruturas e Afins (SINFA), disse que a greve estava a ter uma grande adesão, estando apenas a ser cumpridos os serviços mínimos.

A greve foi convocada pelos Sindicatos SINFA, ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFB, SIOFA, STF, STMEFE, SINAFE para hoje e quarta-feira e pelo SNTSF para terça-feira e quinta-feira.

Já em relação às ligações fluviais, a Transtejo voltou a suprimir carreiras nas ligações do Seixal, situação que tem vindo a ser recorrente há meses.

Segundo a empresa informa no seu site «por motivo de constrangimentos técnicos na frota, não é possível garantir a realização de todas as carreiras previstas no período de ponta da manhã.

Com o objetivo de minimizar o impacto de supressões e atrasos de carreiras, alguns navios iniciam viagem logo que seja alcançada a lotação máxima de passageiros embarcados, independentemente do horário previsto.»

Aos utilizadores deixa ainda a recomendação de consulta ao site para se informar do estado da ligação fluvial, em tempo real – “Próximas Partidas” -, disponível na homepage ttsl.pt e na App TTSL.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *