EconomiaPaís

GREVE – Trabalhadores da CP marcam greve para sexta-feira

Esta sexta-feira, dia 7 de Dezembro, está marcada uma greve de 24 horas a nível nacional em todos os serviços da CP – Comboios de Portugal que vai abranger os trabalhadores da CP, da EMEF e da Infraestruturas de Portugal (IP), em defesa da negociação de melhores condições de trabalho.

A empresa alertou esta terça-feira para «fortes perturbações» na circulação de comboios na sexta-feira, devido à greve, prevendo supressões a nível nacional em todos os serviços e refere ainda que «não serão disponibilizados transportes alternativos» e que, «caso venham a ser definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social a informação será actualizada aos passageiros».

A transportadora garante ainda que permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, para os passageiros já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Celta.

«Estes pedidos devem ser apresentados nas bilheteiras ou no formulário de contactos, até 10 dias após terminada a greve».

À Lusa, José Manuel Oliveira, coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e comunicações (FECTRANS), explicou que a greve irá decorrer nas três empresas no mesmo dia «porque o Governo continua a não dar resposta a uma reivindicação comum que é a de negociar melhores condições para estes trabalhadores, e nem sequer está a cumprir os acordos que tinha estabelecido com os sindicatos no sentido de ser desenvolvida uma negociação com vista a dar resposta às reivindicações dos trabalhadores, que têm levado à concretização de várias greves ao longo do ano».

Como exemplo, apontou o acordo estabelecido em Fevereiro para a CP, que previa a negociação de medidas para entrarem em vigor em Outubro, mas que não resultou em nada, dado que não houve reuniões entre Abril e 14 de Novembro, data em que ainda não foram apresentadas propostas. A greve foi decidida após a realização de plenários em vários pontos do país.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *