AtualidadeDistrito de LisboaMobilidade

Greve no Metro de Lisboa em noite de Santo António

Greve no Metro de Lisboa condiciona acessos às Festas Populares de Lisboa. Trabalhadores reivindicam contratação de mais trabalhadores, aumentos salariais e progressão na carreira. Greve afecta horas de trabalho suplementar e eventos especiais do mês de Junho

De 12 para 13 de Junho, as linhas Verde e Azul do Metropolitano de Lisboa passaram a ter há já alguns anos o horário prolongado, para além da 01h, devido às festas populares da capital, que voltam agora à rua depois de dois anos de interregno por causa da pandemia. Mas este ano, este prolongamento, pedido pelos lisboetas durante anos, não se irá realizar.

O Metropolitano de Lisboa irá funcionar no prolongamento da noite de Santo António devido à greve ao trabalho suplementar e eventos especiais convocada para o mês de Junho, porque a proposta apresentada pela empresa aos sindicatos é considerada “muito insuficiente”.

Em declarações à Lusa, Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), explicou hoje que nos plenários ocorridos na quarta-feira os trabalhadores da transportadora – que já realizaram este ano várias paralisações com suspensão do serviço – decidiram manter o pré-aviso de greve ao trabalho suplementar e aos eventos especiais durante o mês de junho, o que abrange a noite da festa lisboeta.

“As organizações sindicais continuam disponíveis para encontrar a solução assim haja vontade política por parte da tutela ou indicações ao conselho de administração do metro”, disse Anabela Carvalheira.

A sindicalista salientou também que “nesta altura não está assegurado o serviço especial” na noite de Santo António, sublinhando que, apesar de não estar agendada qualquer reunião com a administração da empresa ou com a tutela, isso “não significa que a qualquer hora não possa existir”.

“Estamos [organizações sindicais] sempre disponíveis para isso”, acrescentou.

De acordo com a sindicalista, foi também apresentado um pré-aviso de greve de 24 horas para o dia 25 e 26 de Junho. A greve vai acontecer precisamente no último fim de semana do Rock In Rio, o festival de música que decorre no Parque da Bela Vista, em Lisboa. 

Segundo Anabela Carvalheira, o Metro de Lisboa encontra-se com “muita falta de trabalhadores na área operacional”, considerando que “é quase impossível, para resolver o problema da OP [trabalhadores maquinistas e os trabalhadores chefia do posto de comando central], encontrar uma solução” que agrade aos funcionários.

“Por outro lado, em relação à negociação coletiva, a matéria apresentada pelo conselho de administração foi muito insuficiente para os trabalhadores que há muitos anos não veem melhoradas as suas condições salariais”, explicou a responsável, frisando que na proposta apresentada iriam ser retirados benefícios aos trabalhadores já firmados no Acordo de Empresa.

“Era impossível aceitar essa proposta”, reiterou.

Em 27 de Maio, a administração do Metro de Lisboa comprometeu-se a reduzir a oferta do serviço para não sobrecarregar mais o horário dos funcionários, adiantaram, na altura, os sindicatos representativos dos trabalhadores, à saída de uma reunião com o Governo.

Nesse dia, em que se cumpria mais uma greve, os quatro sindicatos representativos estiveram reunidos com o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e com o presidente do conselho de administração, Vítor Santos.

“Acabou por ser assumido que o conselho de administração vai tentar fazer um esforço, a partir de segunda-feira [30 de maio], para nos apresentar uma proposta de um horário que venha reduzir a oferta e aliviar o peso que está sobre os trabalhadores operacionais, mas é insuficiente. Ficou de se ver também algumas respostas que ficaram pendentes e que seriam dadas durante a próxima semana”, apontou a mesma dirigente sindical, nessa ocasião.

Anabela Carvalheira ressalvou que esta medida de redução da oferta será tomada pela empresa enquanto não existir um aumento do número de operacionais, situação que, para a sindicalista, é a origem dos “principais problemas que existem no Metropolitano de Lisboa”.

Ainda em Maio, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, que tutela os transportes urbanos, admitiu que o Metropolitano de Lisboa precisa de mais trabalhadores e disse que até ao final do mês de Junho seriam iniciados os procedimentos para essas contratações.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

Normalmente, o metro funciona entre as 06h30 e as 01h.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *