País

Greve da Função Pública leva ao encerramento de centenas de escolas

Centenas de escolas de norte a sul do país estão hoje encerradas devido à greve da Função Pública, ‘uma das maiores’ dos últimos anos realizada pelos trabalhadores, segundo declarações à Lusa o secretário-geral da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), João Abraão, que fez um balanço da greve ‘muito positivo’, com ‘uma enorme adesão’ dos trabalhadores.

«Há já centenas de escolas, neste momento, fechadas no país desde Vila Pouca de Aguiar, Bragança, Setúbal, Lisboa», disse o dirigente sindical.

Esta informação foi corroborada pelo líder da FNE que referiu algumas escolas que estavam encerradas ao início da manhã, nomeadamente a Escola Passos Manuel, onde estavam alguns funcionários e dirigentes sindicais com bandeiras e cartazes com as frases “Pelo fim da precariedade – Por aumentos salariais” e “Respeito pelos trabalhadores não docentes.

Na Ericeira, no Pinhal Novo, concelho de Palmela, e em São Domingos de Rana, concelho de Cascais, todas os agrupamentos de escola estavam fechados, e algumas na Bobadela, concelho de Loures, adiantou.

Para José Abraão, esta greve mostra o descontentamento dos trabalhadores da Função Pública, que referiu também o facto de a greve estar a afectar os centros de saúde e hospitais. «Milhares de consultas não se vão fazer, blocos operatórios vão encerrar».

O líder da Fesap disse que está a acontecer ‘um problema complexo’ ligado aos serviços mínimos que estão estabelecidos e que os sindicatos querem respeitar.

Na base do protesto, que envolve sindicatos da CGTP e da UGT, está o facto de o Governo prolongar o congelamento salarial por mais um ano, limitando-se a aumentar o nível remuneratório mais baixo da administração pública, de 580 para 635,07 euros, na sequência do aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *