AtualidadeMundo

Greta Thunberg critica ‘blá, blá, blá’

Quatrocentos jovens, com idades entre os 15 e os 29 anos, oriundos de quase 200 países e selecionados pela ONU entre cerca de nove mil candidatos, estão reunidos até quinta-feira em Milão, no norte de Itália, para elaborar um texto com uma visão comum sobre a emergência climática e as ações prioritárias a ser concretizadas.

Uma das oradoras foi Greta Thunberg, a jovem que luta pela consciencialização para as alterações climáticas, que não teve ‘papas na língua’ e criticou duramente o ‘blá, blá, blá’ que compõem as promessas dos líderes mundiais.

«Muitas promessas bonitas e palavras vazias. É tudo ‘blá, blá, blá’.

Isso é tudo o que ouvimos por parte dos nossos líderes: palavras. Palavras que soam bem, mas que não provocaram ação alguma. As nossas esperanças e sonhos afogam-se nas suas palavras de promessas vazias» afirmou a jovem activista.

«Não existe um planeta B, não existe um planeta blá blá blá, economia verde blá blá blá, neutralidade do carbono para 2050 blá blá blá. São trinta anos de blá blá blá dos líderes mundiais.

Esta declaração será apresentada no fim de semana a cinquenta ministros reunidos para os preparativos da COP26, prevista para novembro em Glasgow, na Escócia.

Em resposta por vídeo, o presidente britânico da COP26, Alok Sharma, garantiu estar a ouvir os jovens. «Queremos ouvir as vossas ideias criativas e ambiciosas. No início deste mês, uma sondagem entre os jovens revelou que mais da metade teme que a humanidade esteja condenada ao fracasso. Francamente, isso envergonha a minha geração.

Mas hoje, os líderes mundiais têm a hipótese de se redimir, de assumir compromissos ambiciosos, para respeitar o objetivo ideal do Acordo de Paris (COP21) de limitar o aquecimento para 1,5° C em relação à era pré-industrial.»

No entanto, Alok Sharma não ficou sem resposta por parte de Greta: «convidam jovens selecionados a dedo para reuniões como esta e fingem que nos escutam, mas não o fazem, nunca nos escutam» respondeu do palanque.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *