GastronomiaGrândola

Grândola | Semanas Gastronómicas arrancam com ‘Sopas, Açordas e Migas’

Entre 28 de janeiro a 5 de fevereiro poderá encontrar em Grândola saborosas sugestões de pratos de comida de conforto que combinam com os dias frios de inverno.

São mais de 50 as propostas apresentadas nas ementas dos 15 restaurantes do concelho que participam na 1.ª edição de 2023 da iniciativa que promove a gastronomia regional.

Às robustas sopas do cozido, de “entulho”, de agrião com grão ou feijão ou de cação e aos leves cremes de abóbora e batata-doce, de courgette e alho francês, ou de couve-flor com amêndoa torrada juntam-se as clássicas e diversas açordas: de alho, de tomate, de espinafres, de camarão, de coelho ou de perdiz, apresentadas como prato principal ou como acompanhamento de linguadinhos, enguias fritas ou choco frito, com bacalhau e ameijoas ou chips de feijão-frade.

No cardápio dos restaurantes há ainda dezenas de sugestões das típicas migas: ao pão – ingrediente principal deste prato alentejano – adiciona-se a hortelã, os espargos, o tomate, os espinafres, os cogumelos, os coentros, os brócolos, a batata-doce roxa ou as ovas e servem-se com costeletas de borrego, bacalhau assado, carne de alguidar, peixe frito, fraca de escabeche ou javali no vinho tinto.

Ao longo do ano as ‘Semanas Gastronómicas’, promovidas pelo município de Grândola, dão a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *