Grândola

Grândola | Medidas da autarquia pretendem facilitar acesso à habitação

A Câmara Municipal de Grândola está a preparar diversas medidas que visam facilitar o acesso à habitação no concelho, com aumento da oferta de casas a preços mais acessíveis dos que vigoram atualmente no mercado imobiliário.

Do pacote de medidas constam lotes municipais para autoconstrução; terrenos para construção cooperativa a custos controlados, a exemplo do que já está a acontecer em Grândola e no Carvalhal; construção de habitação municipal para arrendamento acessível.

Para implementar estes programas, a autarquia está a adquirir terrenos urbanos, numa primeira fase cerca de 4 hectares, além de ir incluir terrenos municipais que ainda estão disponíveis.

Os diversos programas de habitação acessível vão avançar faseadamente e serão divulgados à população através dos vários meios municipais.

O presidente da Câmara, António Figueira Mendes, salienta a urgência do aumento da oferta da habitação acessível e reforça a necessidade da implementação, por parte do Governo, de medidas estruturais nesta área.

«O acesso à habitação continua a ser um problema nacional, que se tem agravado nos últimos anos com o aumento descontrolado da inflação e da especulação imobiliária» explica na nota publicada no site da autarquia.

«Como já fizemos em outros momentos, vamos intervir neste processo, contudo, temos noção que este problema não se resolve apenas com medidas municipais. São necessárias medidas estruturais por parte do Governo, mais robustas.»

Paralelamente a autarquia continuará a dar seguimento à Estratégia Local de Habitação – direcionada para famílias desfavorecidas, e que inclui a reabilitação dos mais de 200 fogos municipais, bem como, a construção de novos fogos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *