AtualidadeGrândola

Grândola | Fuzileiros portugueses e espanhóis em treino conjunto no exercício FTX ISTAR

Mais de 100 militares estão a participar até sexta-feira, 15 de outubro, no exercício FTX ISTAR, nas zonas do Ponto de Apoio Naval de Troia e de Pinheiro da Cruz.

Neste exercício participam Fuzileiros da Marinha Portuguesa, o pelotão de reconhecimento da Infantaria de Marinha Espanhola e ainda militares da Força Aérea, para controlo terminal de aeronaves.

O FTX ISTAR envolve diversos meios, nomeadamente viaturas táticas armadas, botes de assalto, uma aeronave da Força Aérea Portuguesa e equipamentos aéreos não tripulados.

O exercício enquadra-se no plano de treino do Batalhão de Fuzileiros N.º 2 e tem como principais objetivos a condução de ações de reconhecimento, enquanto grupo avançado de uma Força Anfíbia.

Nesse sentido, estão a ser treinados procedimentos de desembarque em costa aberta, tanto em embarcações de assalto como por natação de superfície e executada a técnica de inserção por meio aéreo na água.

Em prática estão ainda a ser realizadas ações de treino de camuflagem, observação e relato de objetivos, além de manobras de contacto com fogo real e procedimentos de socorro em combate. O exercício irá terminar com uma fase tática onde o treino irá incidir em todas as fases de uma missão de reconhecimento.

A integração de forças congéneres permite incrementar os níveis de interoperabilidade entre forças, bem como partilhar processos de planeamento e elevar os padrões de prontidão operacionais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *