Grândola

Grândola com orçamento de 31 milhões para 2021

O orçamento para 2021 foi ontem aprovado pela Câmara Municipal de Grândola, e vai ser de 31 milhões de euros.

O orçamento para 2021 foi ontem aprovado pela Câmara Municipal de Grândola, e vai ser de 31 milhões de euros.

“Das intervenções e ações previstas nas Grandes Opções do Plano e do Orçamento para 2021, destaca-se no capítulo – Desenvolver a Economia Local e Criar Emprego a concretização de medidas e investimentos para estimular a economia, nomeadamente a continuação da expansão da Zona Industrial Ligeira de Grândola e conclusão dos seus acessos – que já é uma das mais atrativas da Região, o apoio à área agrícola e florestal, a contínua aposta no turismo sustentável – privilegiando projetos que apresentem uma preocupação efetiva com o ambiente e com os valores naturais e exigindo medidas rigorosas em relação à gestão e sustentabilidade dos recursos hídricos”, pode ler-se no comunicado da autarquia.

Destaca-se ainda a implementação “de um ambicioso projeto de Turismo de Natureza e a entrada em funcionamento do Museu Polinucleado de Grândola, com a abertura do Núcleo de São Pedro – já concluído, e os Núcleos da Olaria de Melides, Liberdade (nos antigos Paços do Concelho) e Etnografia (na Casa Frayões Metello) – todos em obra. Este capítulo inclui ainda “o reforço do apoio à restauração e ao comércio local e com a continuação da aposta na realização de formação especializada nos vários níveis de ensino”.

Segundo o documento, o 2º capitulo – Melhorar e Reforçar os Serviços Públicos apresenta diversas ações para “aumentar, de modo progressivo e continuado, a qualidade do serviço público autárquico” nomeadamente “continuar a reforçar os serviços operacionais, melhorando e aumentando a capacidade de resposta”.

Das intervenções e obras previstas está “a requalificação da Avenida Jorge Nunes, a continuação da construção de infraestruturas, a continuação da requalificação da rede viária municipal e dos caminhos vicinais e diversas obras de melhoramento do espaço público em todo o Concelho. Além disso, vai proceder-se ainda “à implementação de soluções que visam a sustentabilidade ambiental, a racionalização de recursos e a mobilidade e acessibilidade universal, salientando-se a execução do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável – PMUS”.

No âmbito da Coesão Social e Melhoria da Qualidade de Vida, as áreas do Desenvolvimento Social, a Educação, o Desporto, a Cultura e a Juventude continuarão a ser encaradas “como áreas prioritárias e essenciais para garantir um Concelho justo e fraterno, que ajuda quem mais precisa e que proporciona qualidade de vida aos seus habitantes”.

Vai ser dada continuidade à “requalificação do parque escolar, o apoio a programas de construção de habitações a custos controlados, a continuação da requalificação do parque habitacional municipal, a conclusão da requalificação da Biblioteca e Arquivo e do Cine Granadeiro – Auditório Municipal”.

O documento especifica algumas áreas para investimento:” a reposição e reforço dos serviços públicos – com principal enfase nos serviços de saúde, a requalificação da Escola Secundária António Inácio da Cruz e da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, a continuação das obras do IP8 e do IC33, a concretização do nó do Lousal – ligação IC1, a requalificação da ligação ferroviária Sines-Ermidas-Grândola – no âmbito do Corredor Internacional Sul, a requalificação das instalações da GNR bem como as diligências junto do Ministério da Justiça relativas ao terreno que a Câmara Municipal adquiriu para transferência do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz”.

A proposta foi aprovada por maioria, com votos contra do Partido Socialista. Irá agora ser submetida à apreciação e votação da Assembleia Municipal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *