Grândola

Grândola aprovou Estratégia Local de Habitação para apoiar famílias

A Câmara Municipal de Grândola anunciou que a Estratégia Local de Habitação para o concelho vai apoiar mais de 300 famílias com carências habitacionais, num investimento de 5,74 milhões de euros.

De acordo com o município, que assinou na quarta-feira, com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o acordo de colaboração no âmbito do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, vão ser apoiadas 234 famílias com carências habitacionais e 71 agregados familiares residentes no concelho de Grândola.

«Estamos a falar de famílias que já estão a viver no parque habitacional do município, cujas casas estão a necessitar de reparação e conservação.

A estratégia que a câmara definiu permite também construir mais algumas habitações, adquirir e recuperar outras até 2025», explicou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes.

Considerando «não ser esta a grande responsabilidade dos municípios em geral», o autarca reconhece que o acordo estabelecido com o IHRU «é vantajoso» para o concelho de Grândola.

O edil referiu que «temos um parque habitacional muito grande e isso permite recuperar algumas destas casas, que são muito antigas, porque em Grândola sempre se construiu habitação social, que estão a necessitar de uma intervenção profunda».

O investimento global feito pelo IHRU será de 5,73 milhões de euros, dos quais 2,98 milhões são apoio a fundo perdido, cabendo à autarquia um investimento de cerca de 500 mil euros.

«O programa prevê a construção de 30 novos fogos e ainda a aquisição de 10 fogos para recuperar e depois colocar no mercado de arrendamento a preços mais baixos, com rendas sociais, de acordo com o rendimento das famílias e com o regulamento existente» referiu António Mendes.

De acordo com o autarca, o programa, que tem uma duração de quatro anos (2021-2025), não resolve o problema da carência habitacional no concelho de Grândola.

O concelho de Grândola faz parte dos 21 municípios do país que assinaram o acordo de colaboração com o IHRU no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *