Covid-19Economia

Governo promete apoio de 20% da receita perdida aos restaurantes por dias de encerramento

Os restaurantes dos concelhos abrangidos pelo estado de emergência vão receber um apoio equivalente a 20% da receita perdida nos dois próximos fins de semana.

Através do e-fatura, será apurado o valor da receita média de cada restaurante ao fim de semana e serão contabilizados os 44 fins de semana decorridos entre janeiro e outubro.

A partir do próximo dia 25 de novembro, através do Balcão 2020, os proprietários de restaurantes poderão comunicar, ‘sob compromisso de honra’, qual a receita efetiva dos próximos fins de semana.

O apoio recebido será equivalente a 20% da perda de receita desses quatro dias, por comparação com a média dos 44 fins de semana anteriores, e o Governo decidiu este valor «porque os dados indicam que os restaurantes têm de custos fixos cerca de 40% da sua faturação, sendo o restante custos variáveis».

Desses custos fixos, cerca de metade são custos relativos ao trabalho que já têm medidas de apoio concretas, como o lay-off simplificado e sucessores.

O apoio será cumulativo com as ajudas recebidas a nível municipal, como a que foi anunciada esta quarta-feira pela Câmara de Lisboa, e com os outros apoios concedidos pelo Estado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *