coronavírusEconomia

Governo promete apoio de 20% da receita perdida aos restaurantes por dias de encerramento

publicidade

Os restaurantes dos concelhos abrangidos pelo estado de emergência vão receber um apoio equivalente a 20% da receita perdida nos dois próximos fins de semana.

Através do e-fatura, será apurado o valor da receita média de cada restaurante ao fim de semana e serão contabilizados os 44 fins de semana decorridos entre janeiro e outubro.

A partir do próximo dia 25 de novembro, através do Balcão 2020, os proprietários de restaurantes poderão comunicar, ‘sob compromisso de honra’, qual a receita efetiva dos próximos fins de semana.

O apoio recebido será equivalente a 20% da perda de receita desses quatro dias, por comparação com a média dos 44 fins de semana anteriores, e o Governo decidiu este valor «porque os dados indicam que os restaurantes têm de custos fixos cerca de 40% da sua faturação, sendo o restante custos variáveis».

Desses custos fixos, cerca de metade são custos relativos ao trabalho que já têm medidas de apoio concretas, como o lay-off simplificado e sucessores.

O apoio será cumulativo com as ajudas recebidas a nível municipal, como a que foi anunciada esta quarta-feira pela Câmara de Lisboa, e com os outros apoios concedidos pelo Estado.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui