País

Governo prolonga alerta de incêndio até segunda-feira

publicidade
O Governo declarou a situação de alerta para risco de incêndio florestal a partir de hoje à noite até segunda-feira, depois do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizar as previsões meteorológicas de tempo quente e seco.

Segundo um comunicado conjunto do ministério da Administração Interna e do ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, o alerta entra em vigor às 23h59 desta quinta-feira e prolonga-se até à mesma hora de segunda-feira, dia 3 de junho.

As previsões meteorológicas apontam para um “significativo aumento do risco de incêndio”, sendo o índice meteorológico de risco de incêndio florestal “elevado” ou “muito” elevado para os próximos cinco dias.

Neste período, os valores da temperatura ambiente poderão estar acima do normal para a época, em especial nas regiões Centro e Sul, com baixo teores de humidade relativa do ar.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) diz que  para o fim de semana estão previstas “condições favoráveis à rápida propagação de incêndios rurais”.

Nestes dias, segundo o documento do Governo, estão proibidas as queimadas e está contemplada a dispensa dos trabalhadores dos setores público e privado que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário.

Também está proibido o lançamento de balões com chama acesa, de foguetes e o uso de fogo de artifício só é permitido com a autorização da autarquia.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui