País

Governo já terá gastado mais de 18 milhões de euros em ‘task forces’, grupos de trabalho e comissões técnicas

António Costa começou a governar o país em 2015 e, desde então, muitos foram os grupos de trabalho, comissões e ‘task forces’ criados pelo Governo socialista, não se sabendo, no entanto, exactamente quantos.

O que também não se sabe é quanto dinheiro foi gasto nesses expedientes, nem se os objetivos a que se propuseram foram cumpridos. As mesmas dúvidas teve a Iniciativa Liberal em Junho do ano passado, tendo pedido explicações ao Governo, que respondeu agora, seis meses depois.

No entanto, o deputado liberal Rodrigo Saraiva diz, em declarações publicadas numa reportagem da SIC, que a reacção socialista se trata de uma não resposta: “Há 206 entidades destas em actividade. Ficamos sem saber, nestes sete anos, quantas foram criadas. Depois, não reponde à pergunta sobre quais as conclusões ou os relatórios destes grupos de trabalho, destas task forces, destas comissões de acompanhamento, porque só assim saberemos se se justifica a existência deste tipo de equipas”.

Os dados fornecidos pelo gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares Ana Catarina Mendes são referentes apenas às entidades activas e só vão até ao fim de Agosto do ano passado. Nessa altura, 206 estavam a funcionar e, destas, esclarece o Governo, apenas 19 tiveram custos, que anualmente rondam os 18 milhões de euros.

Rodrigo Saraiva afirma que “parece-nos ser muito porque entre as 206, que também terão os seus custos de funcionamento, como habitual, ou as outras dezenas ou centenas que já acabaram o seu mandato e que o Governo não respondeu, ficamos sem saber qual o custo associado a isto tudo. Ficamos sem saber para que serve esse dinheiro. Portanto, essas dúvidas não estão esclarecidas e as preocupações que tínhamos ficaram ainda maiores”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *