Uncategorized

Governo garante apoio social às Comunidades Portuguesas no estrangeiro

O ministério dos Negócios Estrangeiros garante que tem vindo a apoiar os cidadãos nacionais no estrangeiro no âmbito da pandemia Covid-19, e que já resolveu mais  de 80%  das situações de  portugueses  que  pediram  apoio  para regressar.

«Ao mesmo tempo tem estado, através dos consulados e embaixadas, a dar apoio social aos nacionais que o solicitam, seja através da linha Covid-19, que continua a funcionar, seja da linha de emergência consular, seja das linhas telefónicas e endereços eletrónicos disponibilizados pelos consulados e embaixadas localmente» refere um comunicado.

Neste é também indicado que as linhas  Covid-19  e  do  Gabinete  de  Emergência  Consular  receberam  17.600 chamadas  telefónicas  e  12.800  mensagens  eletrónicas  desde  o  início  da pandemia.

As embaixadas e os consulados foram também instruídos pela Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, através da Direção-Geral dos Assuntos Consulares  e  das  Comunidades  Portuguesas, para  avaliar  o  impacto  social  da pandemia nas comunidades portuguesas, tanto em matéria de emprego/desemprego, como no acesso dos portugueses  a  políticas  locais extraordinárias que foram implementadas nos diferentes países para acorrer a situações mais gravosas, incluindo de cidadãos indocumentados e detidos.

Foram também encaminhados pedidos de apoio social e de informação sobre situações de emprego/desemprego através da linha de emergência Covid-19 do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Governo indica ainda que em breve ficará concluído o programa de apoio às ações e projetos dos movimentos associativos das comunidades portuguesas no estrangeiro, para o qual foi garantido este ano um envelope financeiro superior a 600 mil euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *