País

Governo aprova decreto-lei que permitirá telefones fixos nas celas

O governo aprovou está quinta-feira o decreto-lei que vai permitir a instalação de telefone fixos nos espaços de alojamento das prisões, e estabelecer o respetivo regime de utilização.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, com esta medida o governo pretende, “reforçar os contactos das pessoas privadas da liberdade com a família e com pessoas com quem mantenham relação pessoal significativa, em condições mais dignas, com mais privacidade e de acordo com horários mais pertinentes”

O sistema permite apenas chamadas para números de telefone previamente aprovados e com a duração estabelecida pelos Serviços Prisionais, não podendo ser disponibilizado nos estabelecimentos de segurança especial, onde as ligações telefónicas são efetuadas por elemento do pessoal de vigilância. 

Trata-se de uma medida já aplicada em países como a Bélgica, França, Dinamarca ou Reino Unido. Em Portugal foi testada no âmbito dos projetos-piloto implementados nos Estabelecimentos Prisionais do Linhó, Odemira, Leiria, Santa Cruz do Bispo – Feminino e Caldas da Rainha. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *