Nacional

Governo analisa nova taxa sobre alimentos «gordurosos»

- publicidade -

Depois do imposto especial sobre bebidas açucaradas, o Governo pondera alargar essa taxa ao nível de sal nos alimentos e ainda a produtos ‘gordos’ (processados e ultraprocessados),

O objectivo é apostar na prevenção da saúde, e por isso a ‘taxa do açúcar’ pode vir a ser alargada a novos alimentos, bem como criadas novas taxas sobre as gorduras, somando-se ainda a taxa sobre o sal nos alimentos.

O assunto foi abordado pelo novo secretário de Estado da Saúde, António Sales na tomada de posse da bastonária da Ordem dos Nutricionistas, citado pelo Jornal de Notícias.

António Sales garantiu que será reforçada «a estratégia de promoção da alimentação saudável» como forma de prevenção, assegurando que está a ser estudada a implementação da taxa do sal, a par do alargamento da taxa do açúcar a outros produtos e da criação de uma taxa para as gorduras.

A 2 de outubro, a associação de defesa do consumidor DECO divulgou um conjunto de propostas para o próximo Orçamento do Estado, entre elas a penalização da venda de alimentos através de máquinas, sancionando a oferta de produtos ricos em gorduras, açúcares e sal.

O Orçamento do Estado em vigor já prevê penalizações para níveis de açúcar mais elevados. As bebidas são taxadas consoante a quantidade de açúcar: bebidas com menos de 25 gramas por litro pagam uma taxa de euro euro por cada 100 litros; bebidas com 25 a 50 gramas de açúcar por litro pagam taxa de seis euros por cada 100 litros; entre os 50 e os 80 gramas de açúcar por litro, a taxa é de oito euros por cada 100 litros; por fim, para as bebidas com 80 ou mais gramas de açúcar por litro, a taxa é de 20 euros por cada 100 litros.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui