Economia

Governo alarga prazo para empresas que queiram contratar desempregados e jovens à procura do primeiro emprego

O prazo para apresentação de candidaturas à medida Compromisso Emprego Sustentável foi prorrogado até 31 de Março, informou esta sexta-feira o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, liderado por Ana Mendes Godinho, via comunicado.

Este apoio consiste num incentivo à contratação sem termo de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e à entrada dos jovens no mercado de trabalho com maior valorização de salários.

Até 31 de Dezembro de 2022, o IEFP recebeu 23.514 candidaturas, tendo sido já celebrados mais de 12.800 contratos sem termo e pagos 55,1 milhões de euros às empresas. Do total dos contratos, 46% foram celebrados com jovens até aos 35 anos de idade.

A medida prevê um apoio base à entidade empregadora que celebre contrato de trabalho permanente correspondente a 12 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS), o que significa 5.765,16 euros. Há ainda um conjunto de majorações do apoio financeiro à contratação permanente que podem mais do que duplicar o valor de apoio às empresas por trabalhador.

As empresas terão ainda direito a um reembolso de 50% da contribuição para a Segurança Social a cargo do empregador, nos contratos apoiados ao abrigo desta medida.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *