AlmadaDistrito de SetúbalDistritos

Governo afasta encerramento de urgências pediátricas no Garcia de Orta

O Ministério da Saúde reconhece o problema da falta de médicos e a dificuldade que há em fazer as escalas de serviço de urgência na pediatria, mas afirmou hoje que está “fora de questão” o encerramento daquele serviço durante a noite.

A ministra Marta temido adiantou esta manhã aos jornalistas que os turnos da noite na urgência pediátrica do Garcia de Orta está a ser assegurado por um pediatra, que é acompanhado, embora não no banco da urgência, por mais dois pediatras que estão de serviço na unidade neonatal daquela unidade hospitalar.

A ministra admitiu ainda que a “situação está longe de ser a ideal e a desejada” e que atualmente estão a ser feitas diligências conjuntas para encontrar alternativas.

Marta Temido lembrou ainda que está a decorrer um concurso para colocar no Serviço Nacional de Saúde para recém-especialistas e que o Garcia de Orta tem duas vagas atribuídas que podem vir a ajudar o problema daquela urgência pediátrica.

As declarações da ministra surgem depois do bastonário da Ordem dos Médicos, ter alertado para o risco iminente do encerramento da urgência pediátrica daquela unidade hospitalar durante o período noturno devido à escassez de médicos.

A ministra adiantou ainda que no último ano, nove pediatras, entraram no setor privado, ficando o serviço público com uma diminuição de profissionais o que veio por em causas as escalas normais de trabalho.

Marta Temido, assegurou que “está fora de questão” o encerramento da urgência pediátrica durante a noite e que qualquer dificuldade será <<acautelada na rede do Serviço Nacional de Saúde”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *