Atualidade

GNR revela três maneiras de burlas com MB Way

As burlas através da aplicação MB Way têm preocupado as autoridades. Deste modo, a GNR revelou três maneiras que são usadas para efetuar a fraude.

As burlas através da aplicação MB Way têm preocupado as autoridades. Deste modo, a GNR revelou três maneiras que são usadas para efetuar a fraude:

Situação I

“Os suspeitos convencem o vendedor a deslocar-se a uma caixa multibanco e a associar o número de telefone do burlão à sua conta, passando este, a partir daqui, a poder efetuar movimentos na mesma”.

Situação II

“Uma outra forma de burla, consiste em associar o número do Cartão SIM (da vítima), indicando-lhe o código PIN de 6 dígitos que deve inserir. Esta indicação é feita por duas vezes, uma para indicar o código PIN e outra para o validar. Para confirmar a operação, pedem ao lesado para clicar na tecla “Confirmar”, em seguida solicitam que seja indicado o código de ativação de 7 dígitos que recebera por SMS, ficando o suspeito com acesso à conta da vítima, sem associar o seu contacto SIM”.

Situação III

“Os suspeitos pedem o número de telemóvel associado ao MB WAY e informam a vítima que vão fazer a transferência, alegando que esta vai receber uma mensagem para confirmar o valor do pagamento. No entanto, o burlão, em vez de elaborar e enviar uma mensagem de “Enviar dinheiro”, envia uma mensagem de “Pedir dinheiro” no valor acordado com a vítima, alusivo ao preço do artigo a adquirir, escrevendo uma mensagem livre um texto do género:“O MB WAY recebeu ordem de transferência para o seu número no valor de 500€. Aceita enviar o dinheiro para a sua conta?” Desta forma, transfere essa importância para a conta do burlão e não o contrário, como seria expectável”.

A GNR sublinha ainda que “se ainda não conhece os procedimentos para a utilização da aplicação MB WAY, siga os nossos conselhos:

  • – Antes de utilizar a aplicação, solicite sempre informação ao banco sobre o seu funcionamento.

– Nunca receba instruções de desconhecidos, sobre pagamentos por MB WAY;

– Nunca forneça códigos a terceiros”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *