Cantinho da BicharadaDistrito de Vila Real

GNR resgata raposa presa pelo pescoço em armadilha ilegal

Elemento do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real resgataram no dia 29 de Janeiro uma raposa que se encontrava presa num meio proibido de caça, vulgarmente conhecido por ‘laço’, bem como a apreensão do meio proibido para a caça, no concelho de Vila Real.

No âmbito da Operação ‘Artemis’, que se dedica à fiscalização do ato venatório para prevenção e deteção de situações ilícitas, os elementos do NPA encontraram uma raposa (vulpes vulpes), presa num cabo de aço, vulgarmente conhecido por ‘laço’, à volta do seu pescoço, a tentar libertar-se.

Os elementos do NPA soltaram o animal e efetuaram o seu transporte para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS/HV UTAD) a fim de ser devidamente assistida e recuperada, para posteriormente ser libertada no seu habitat natural.

Foi ainda apreendido o meio proibido de caça. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real.

O laço é um meio proibido para o ato venatório, tipificando um crime punível com a pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias, nos termos da Lei da Caça, trata-se de um meio não seletivo de caça, causando risco indiscriminado para outros animais selvagens e domésticos e mesmo para os seres humanos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *