JustiçaPaís

GNR reforça patrulhamento para ‘férias tranquilas’

Em comunicado, a GNR informa que «considerando que o próximo fim de semana coincide com o período de início de férias para grande parte dos portugueses e com a entrada de milhares de turistas e de emigrantes em Portugal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) irá intensificar as ações de patrulhamento e apoio, em todo o Território Nacional, com particular ênfase nas praia, festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como nos principais eixos rodoviários, nomeadamente nas fronteiras terrestres, onde se espera a chegada de inúmeros portugueses que regressam ao país.

A GNR irá privilegiar uma atuação preventiva, orientando o esforço para as vias mais críticas da sua zona de ação, com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança.

Para o efeito, contará com o apoio da Guardia Civil do Reino de Espanha, para, em conjunto, realizar ações de sensibilização e fiscalização, na proximidade das fronteiras terrestres.



Está também ativo o Programa Chave Direta, cujo objetivo é garantir a segurança das residências habituais dos cidadãos que se encontram de férias, através da realização de ações de patrulhamento junto das mesmas durante a ausência dos seus proprietários.

A adesão ao programa deve ser solicitada pelo menos 48 horas antes da ausência dos proprietários da residência, através do registo disponível online em Verão Seguro, ou no posto da GNR da respetiva área de residência.

Atualmente, a GNR tem ainda implementado o Programa Turismo Seguro, com o objetivo de promover o apoio, a segurança e o combate ao crime contra o turista, nacional ou estrangeiro, contribuindo assim para uma estadia pacífica para quem visita Portugal, para além do reforço de patrulhamento especializado com vista ao atendimento, acolhimento e encaminhamento destes cidadãos em específico.

Prevendo-se ainda neste fim de semana temperaturas elevadas e o aumento do risco de incêndio, será também reforçado o patrulhamento terrestre em todo o território continental, no intuito de prevenir incêndios florestais, através das suas valências de Proteção da Natureza e Ambiente, territorial, investigação criminal, bem como do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), intensificará a vigilância das zonas de maior risco de incêndios.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *