País

GNR promove ‘Caminhada pela Floresta’ no Dia Mundial da Floresta

De forma a assinalar o Dia Mundial da Floresta, amanhã, dia 21 de março, a Guarda Nacional Republicana vai promover, em todo o Território Nacional, várias iniciativas, sob o desígnio de ‘Caminhada pela Floresta’, participando ainda em ações de reflorestação.

Estas iniciativas têm como objetivo sensibilizar a população para a necessidade de preservação da natureza e do ambiente, em geral, e das árvores em particular, bem como alertar para a importância da prevenção de incêndios florestais e consciencializar para os seus impactos negativos sobre os recursos naturais.

A floresta, que ocupa mais de um terço do território de Portugal, é fonte de emprego, exportações, lazer, biodiversidade, sequestro de carbono, proteção do solo, regulação da qualidade da água e do ciclo hídrico, o que contribui para a qualidade de vida dos cidadãos. Contudo, para além do fogo intencional, grande parte dos incêndios florestais tem sido provocada por más práticas agrícolas e por um incorreto uso do fogo, designadamente em resultado de queimadas, queimas de sobrantes de exploração agrícola, lançamento de foguetes, confeção de alimentos e cigarros mal apagados.

A GNR, através da ‘Caminhada pela Floresta’, pretende envolver a população no reconhecimento e valorização deste recurso natural, incentivando às boas práticas, ao respeito pela natureza e à proteção da nossa floresta.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *