JustiçaPaísSeixal

GNR levou a cabo mais uma Operação ‘Fique em Casa’ na EN10

O Diário do Distrito acompanhou uma das operações de fiscalização da GNR no passado fim-de-semana, que se realizou na EN10 em Coina e que contou com militares do destacamento do Seixal, de Paio Pires e Fernão Ferro, e do destacamento de Almada, da Costa da Caparica e da Charneca da Caparica.

O Capitão Maciel explicou que “temos estado a fazer um conjunto de operações no âmbito sobre a circulação de pessoas do Estado de Emergência, e para perceber se os motivos pelos quais se estão a deslocar, que devem ser apenas as imprescindíveis e se justificam, como adquirir bens alimentares, tratar de um familiar. Caso não se trate destas deslocações, sinalizamos a pessoa e pedimos para que regresse ao domicílio.”

O controlo é realizado no sentido preventivo, “embora em certos casos façamos o controlo documental e, infelizmente ainda vai acontecendo, detectamos pessoas sem habilitação para conduzir ou algo mais grave, mas o nosso foco é controlarmos as deslocações e por isso perguntamos para onde vão e qual o motivo”.

Quanto à preparação das operações de fiscalização, o Capitão Maciel explica que “estas contemplam as zonas limítrofes dos concelhos, para evitar as saídas fora destes; os pontos onde habitualmente há maior concentração de trânsito, ou ainda os pontos de acesso para as zonas balneares.

Relativamente aos critérios que levam à escolha dos veículos a serem fiscalizados, o Capitão Maciel refere que “é um pouco aleatório mas procuramos veículos com mais do que um ocupante, o que é menos habitual nesta fase; e sobretudo durante a semana procuramos saber se o condutor tem também alguma declaração em como vai trabalhar”.

Todos os militares tiveram de utilizar equipamento de proteção “fornecido pela nossa instituição e temos ainda alguns equipamentos doados por entidades, particulares que nos têm conseguido obter esse material. Usamos máscaras, luvas e viseiras, e tentamos manusear o menos possível os documentos que nos são mostrados pelos condutores. São também essas regras de segurança que utilizamos, que tentamos nesta abordagem passar às pessoas” referiu o Capitão Maciel.

Durante a operação que acompanhámos no sábado, alguns condutores foram obrigados a inverter a marcha, sobretudo os que pretendiam realizar compras em hipermercados localizados em concelhos diferentes dos quais provinham.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *