AlcocheteJustiça

GNR identifica 91 pessoas em situação ilegal no concelho de Alcochete

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Lisboa, identificou ontem 91 cidadãos de nacionalidade estrangeira na posse de quatro toneladas de amêijoa-japonesa, apanhada ilegalmente, em Samouco e Alcochete.

Na sequência de uma fiscalização à apanha ilegal de bivalves, de entre os indivíduos fiscalizados, 91 tinham nacionalidade estrangeira, dos quais 8 foram notificados para abandono voluntário, e 6 para comparecer no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com vista a regularizar a permanência em Portugal.

Os bivalves foram apreendidos por captura em zona interdita e por não existirem documentos de registo, sendo que o seu consumo, caso não tenham sido sujeitos a depuração ou controlo higiossanitário, pode colocar gravemente em causa a saúde pública, devido à possível contaminação com toxinas.



No decorrer da operação foram ainda elaborados 14 autos de contraordenação e efetuada a apreensão de amêijoa num valor estimado de 40 mil euros, bem como do material utilizado na apanha. O valor das coimas poderá ascender aos 3.750 euros.

Apesar da captura destes bivalves ser permitida, os operadores que pretendam proceder ao movimento de moluscos bivalves, devem obrigatoriamente fazer-se acompanhar por um documento de registo, sendo este o único documento que assegura a sua qualidade sanitária.

A operação conjunta contou o reforço dos subdestacamentos de controlo costeiro de Peniche, Lisboa, Fonte da Telha e Setúbal, da Unidade de Intervenção (UI), e o apoio do SEF, num total de 60 elementos.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural. 14




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *