Distrito de SetúbalDistritosJustiçaPalmela

GNR apreendeu mais de uma tonelada de amêijoa japónica em Palmela

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, apreendeu hoje, dia 6 de junho, 1.160 quilos de amêijoa japónica (Ruitapes Phillipinarum), com o valor estimado de 11.600 euros, na localidade de Palmela.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária, foi identificado um homem de 52 anos, que transportava 1.160 quilos de amêijoa japônica num veículo ligeiro de mercadorias. Apesar de afirmar que teriam sido apanhadas no rio Tejo, não apresentou qualquer documento de registo que garantisse a rastreabilidade dos bivalves.

A captura deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiene-sanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para controlar a introdução de forma irregular no consumo.



Desta ação resultou a elaboração do respetivo auto de notícia pela infração praticada e, após inspeção higiene-sanitária e atestado de produto impróprio para consumo por falta de requisitos, os bivalves foram devolvidos ao seu habitat natural.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *