Alcochete

GNR apreendeu mais de uma tonelada de amêijoa-japonesa no Samouco

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal apreendeu ontem, 10 de fevereiro, mais de uma tonelada de amêijoa-japonesa (Ruitapes phillipinarum), com um valor estimado de 12 mil euros, na freguesia do Samouco.

No âmbito de uma ação de fiscalização de atividades relacionadas com a captura e comércio ilegal de bivalves, proteção das espécies e segurança alimentar, os militares da Guarda detetaram uma viatura que efetuava o transporte de 1.338 quilos dos referidos bivalves sem se fazer acompanhar do documento de registo de moluscos e bivalves vivos, sendo estes desprovidos de qualquer controlo higiossanitário e, por isso, impedidos de entrar no circuito comercial, considerando os riscos para a saúde pública.

No decorrer desta ação foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 3 740 euros para pessoas singulares e aos 44 890 euros para pessoas coletivas.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR relembra que o consumo de bivalves, sem que sejam sujeitos ao respetivo controlo higiossanitário, pode colocar gravemente em causa a saúde pública, devido à possível contaminação com toxinas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *