CrimeMoita

GNR apreendeu mais de duas toneladas de bivalves na Moita

- publicidade -

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, apreendeu no dia 12 de maio, um total de 2.325 quilos de amêijoa-japónica, com um valor presumível de 20.927,52 euros, na localidade da Moita.

No âmbito de uma ação de fiscalização dirigida à captura e transporte ilegal de bivalves, os militares da Guarda detetaram os bivalves num veículo ligeiro de mercadorias, sem qualquer documento que atestasse a sua origem e a respetiva condição higienossanitária.

Foi identificado o condutor da viatura, de 55 anos, e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 3 740 euros..

Os bivalves apreendidos, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao habitat natural.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui