CrimeMoita

GNR apreendeu mais de duas toneladas de bivalves na Moita

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, apreendeu no dia 12 de maio, um total de 2.325 quilos de amêijoa-japónica, com um valor presumível de 20.927,52 euros, na localidade da Moita.

No âmbito de uma ação de fiscalização dirigida à captura e transporte ilegal de bivalves, os militares da Guarda detetaram os bivalves num veículo ligeiro de mercadorias, sem qualquer documento que atestasse a sua origem e a respetiva condição higienossanitária.

Foi identificado o condutor da viatura, de 55 anos, e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 3 740 euros..

Os bivalves apreendidos, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao habitat natural.

A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *