JustiçaMontijo

GNR apreendeu 400 quilos de amêijoa-japonesa em Pegões

O Comando Territorial de Setúbal da GNR informa em comunicado que «através do Posto Territorial de Canha, apreendeu ontem, 27 de dezembro, 400 quilos de amêijoa japonesa, Ruditapes philippinarum, na localidade de Pegões.

A apreensão ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária na Estrada Nacional n.º 4, em Pegões, na qual os militares detetaram um veículo a efetuar o transporte de bivalves em situação irregular, capturados no rio Tejo, na localidade de Samouco.

Por se encontrar proibida a pesca deste tipo de bivalves nesse local, bem como pela falta de documento de registo de Molúsculos Bivalves Vivos, Equinodermes e Tunicados, a mercadoria foi apreendida, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, correspondente a uma coima que pode chegar aos 3.740 euros.

Os bivalves, por se encontrarem ainda vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana reforça que a introdução no consumo deste tipo de bivalves pode colocar em causa a saúde pública, em resultado de possíveis contaminações através de toxinas, uma vez que não são sujeitos a uma depuração adequada nem ao seu rigoroso controlo higiossanitário.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *