Sesimbra

GNR apreendeu 4 toneladas de sardinha por excesso de captura em Sesimbra

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, informa em comunicado que através do Subdestacamento Controlo Costeiro de Setúbal, apreendeu ontem, dia 19 de julho, quatro toneladas de sardinha, com um valor estimado de 24 000 euros, em Sesimbra.

No âmbito de uma fiscalização dirigida às atividades de pesca, os militares detetaram uma embarcação que transportava quatro toneladas de sardinha, ultrapassando o limite diário de captura admissível para esta espécie, nomeadamente 3,188 toneladas.

Na sequência da ação foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 57 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode atingir 37 500 euros.

A sardinha, Sardina pilchardus, é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias. O recurso deve ser explorado de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

O pescado excedente apreendido foi entregue em lota, para sujeição ao 1.º regime de venda.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *